Maquiagem: A necessidade de cobrir aquilo que você é com aquilo que a sociedade quer que você seja

Texto por Melissa Alfinito

Foto: Shutterstock

Você já parou para analisar o quanto de você fica debaixo das camadas de base e corretivo que passa todo dia? Já parou na frente do espelho e olhou no fundo dos seus olhos, bem lá no fundo, e refletiu sobre o porquê você passa maquiagem? 

Pense de verdade.

Você pode achar, por um momento, que faz isso porque se sente mais bonita e, de fato, você se sente mais bonita. Mas se aprofundarmos a reflexão e olharmos por um lado mais social da coisa, percebemos que talvez esse sentimento tenha sido colocado dentro de você.

Desculpa, eu não quero acabar com a graça da maquiagem, mas eu quero fazer você pelo menos tentar pensar que aquilo que você é vale muito mais a pena do que a imagem distorcida que cria de si mesma.

Se analisarmos a questão da maquiagem nos dias atuais, podemos perceber toda a propaganda em cima do conceito de beleza, que, consequentemente, desencadeia mais uma reflexão: o que é, de fato, beleza? Para mim pode ser algo que eu posso reduzir a uma única pessoa, ou a uma obra de arte, ou a uma música. No entanto, para você ela pode ser algo completamente diferente e isso faz com que tenhamos comportamentos também diferentes. Portanto, é aí que mora o problema, porque se o conceito de beleza que você aplica no seu dia a dia for diferente do que outra pessoa aplica, haverá julgamento. E esse julgamento, seja direto ou subjetivo, constrange e, a partir disso, surgem as noções de que é, por exemplo, necessário sair com maquiagem para se sentir bem fora da zona de conforto. Porque estar fora da zona de conforto nos faz correr o risco de sermos julgados e isso assusta, não é?

Além disso, é impossível dizer que as propagandas não nos afetam, nem que seja de uma forma mínima, e esse impacto também gera o medo inconsciente de não seguir o padrão.

Veja bem, você já notou como as meninas reclamam quando aparece uma nova espinha no rosto? Ou quando há algum tipo de compromisso que as faz pensar que têm que estar mais bonitas e arrumadas que o normal? Já ouviram alguma menina avisar que vai se atrasar porque têm que se maquiar? Percebemos aí o comportamento inconsciente.

Obviamente, há a questão da vaidade, pensar na beleza pra si, não descarto esse pensamento. Mas, junto com isso existe, sim, a influência da mídia e a concepção de se sentir bem por estar dentro do conceito aceito pela sociedade. É pensar que eu tenho que estar bonita porque, na festa que eu vou, as meninas bonitas estarão lá também e se eu chegar “exposta apenas com a realidade”, me sentirei inferior. A maquiagem transmite a falsa sensação de igualdade diante do padrão imposto, inconscientemente, na sociedade ou nas mini sociedades nas quais vivemos. Não há problema algum em expressar arte através da maquiagem, por exemplo, ou usá-la porque isso te faz puramente bem, mas se dentro de você existe qualquer tipo de pensamento voltado a agradar outras pessoas e não unicamente a você, então vale repensar esse hábito.

É um processo longo para se conquistar a verdadeira admiração por quem somos. Nós não nos vemos 24 horas por dia, fazemos isso graças ao espelho, mas enxergamos constantemente o outro e a maldita comparação acaba sendo inevitável. Se amar é uma parada mais complexa. Não vim aqui copiar e colar textos de livros de autoajuda e motivação baseadas no #LoveYourself, entendo que é complicado atingir a plenitude em um mundo tão doido e diverso movido pelo consumismo. Mas, digo novamente, é um processo e nós não podemos nunca abrir mão de, no mínimo, tentar enxergar nossas qualidades e nossos defeitos e aceitá-los. A maquiagem faz trabalhos incríveis, mas, primeiro, tente enxergar o que e como você é, sem fugir da realidade nem tentar cobrí-la, literalmente. 

Está tudo bem ser assim, exatamente do jeitinho que você é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s