7 musicais que você precisa ver

Texto por Bernardo Louzada

Musical Aladdin na Brodway (Foto: Divulgação Brodway.com)

Para quem não sabe (poucas pessoas), eu sou muito fã de musicais, então escolher apenas sete foi uma dificuldade! Tomara que você goste =)

Annie

O espetáculo foi baseado na história em quadrinhos de Harold Gray, estreou na Broadway em 1977 e ganhou sua 1ª montagem oficial brasileira em 2018, dirigida e estrelada por Miguel Falabella (Will Stacks). O enredo trata da história de uma menina órfã que vive no orfanato da senhora Hannigan com mais 06 meninas. Tudo muda quando a garota é notada por Will Stacks, um milionário que também é candidato à prefeito, e por fins de campanha, leva-a para a sua residência. No desenrolar da história Annie conquista o coração do candidato e ele vê que fez a coisa certa.  

Hairspray

Em 1960, uma adolescente de Baltimore nos EUA, Tracy Turnblad, apaixonada pela dança, se inscreve para participar de um programa local chamado The Corny Collins Show e é aceita. Da noite para o dia, ela torna-se uma celebridade e eleva seu estilo irreverente de dança no show. O fato de ser popular é suficiente para terminar o reinado de Corny e provocar uma integração racial na cidade.

Família Addams

O musical apresenta uma história original de uma das famílias mais famosas do mundo. Teve sua montagem na Broadway em 2010 e no Brasil em 2012 . A trama ocorre em torno de Wandinha que se torna uma jovem mulher e arruma um namorado. Para o resto da família (Gomez, Mortícia, Feioso, Tio Fester, Tropeço e  a Vovó) esse é um acontecimento que irá virar de cabeça para baixo a residência, quando eles são forçados a organizar um jantar para o jovem e seus pais.

Wicked

Wicked conta a história de duas amigas improváveis, Elphaba, a Bruxa Malvada do Oeste e Glinda, a Bruxa Boa do Norte (Bruxa Boa do Sul nos livros de Baum). Elas se tornam melhores amigas, mesmo com personalidades opostas,  diferentes pontos de vista, a rivalidade das duas em relação ao interesse amoroso por um mesmo homem e a reação ao governo corrupto do Mágico de Oz. Teve sua 1ª montagem em 2003 nos teatros da Broadway e no Brasil em 2016 com Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda). Curiosidade: 1 em cada 3 atrizes de musical querem ou já quiseram fazer a Elphaba.

Billy Elliot

O enredo gira em torno de Billy, um menino que quer ser bailarino contra a vontade do pai. A história de sua luta pessoal e realização tem como fundo o conflito de sua família e vizinhança, causados pela greve dos mineiros britânicos (1984-1985), em County Durham, no nordeste da Inglaterra. O roteiro de Hall foi inspirado em parte pelo romance de AJ Cronin, de 1935, sobre a greve de mineiros e canção a The Stars Look Down, que é a abertura do musical. O espetáculo conta com letras e arranjos de Elton John e o resto das letras são escritas por Lee Hall, que escreveu o do filme também. No Brasil, a montagem foi feita pela produtora Atelier de Cultura, que contou com versões inéditas das músicas.

Escola do rock

Inspirado no filme de mesmo nome feito em 2003, o musical de Andrew Lloyd Webber leva ao teatro a história conduzida pelo personagem Dewey Finn, um músico que se passa por professor substituto e monta uma banda de rock com seus alunos. No Brasil é interpretado por Arthur Berges, que sua a camisa (literalmente). O espetáculo está em cartaz no Teatro Santander até 15 de dezembro.

Mudança de hábito

Quando a cantora Deloris Van Cartier vê seu namorado mafioso Vince LaRocca cometer um homicídio, ela é transferida, para a sua proteção, para um convento na Califórnia. Deloris começa a mudar a vida tranquila das irmãs. Em um esforço para mantê-la longe de problemas, eles colocam Deloris no coro do convento, o que ela logo transforma em um ato vibrante que ganha atenção generalizada e a igreja que era patética vira um ponto de apreciação na cidade.

Bônus

Cargas D’água

Um menino perde a sua venerada mãe e acaba por esquecer o seu próprio nome, pois, seu padrasto, agora o único membro da família, só o chama por “moleque”. Tudo muda quando ele faz um amigo nada comum, um peixe, e começa a ver toda a sua história com outros olhos. Agora ele tem uma missão: levar seu amigo (que sempre viveu em aquário) para ver o mar. Uma missão que seria muito fácil se ele não tivesse inventado de contornar o país inteiro por dentro antes de sair no litoral. Em sua jornada, o moleque acaba encontrando distintos personagens que o ajudam ou atrapalham, e de alguma forma, o obrigam a enfrentar os maiores medos dos homens.

Shrek

Shrek vive em um pântano e, de repente, seu sossego é interrompido pela invasão de personagens de contos de fadas que foram banidos de seu reino pelo maldoso Lorde Farquaad. Determinado a salvar o lar das pobres criaturas e também o dele, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte para resgatar a princesa Fiona. O musical é de 2008 e foi estrelado por Brian d´Arcy James (Shrek), Sutton Foster (Fiona) e Daniel Breaker (Burro). O espetáculo está na íntegra no Netflix, mas para deixar um gostinho esse é o último número do musical.

Aladdin

Inspirado na clássica animação da Disney, o musical conta a história de Aladdin, um jovem humilde que esfrega uma lâmpada mágica e tem três desejos concebidos pelo gênio. Seus desejos visam conquistar a jovem a qual se apaixona na trama, uma princesa que está a escolher um cônjuge. Em um de seus desejos, o menino pede ao gênio que o transforme em um príncipe para conquistar a confiança de seu futuro e desejado sogro. O espetáculo está em cartaz em muitos teatros pelo mundo: Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Estados Unidos e Inglaterra.

Se você acha que faltou algum musical muito bom ou que você goste muito comenta aqui embaixo e quem sabe pode rolar uma 2ª edição dessa lista. Espero que tenha gostado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s