Por quê o reservatório de Los Angeles virou uma piscina de bolinhas?

Texto por Noah Mendes

Foto: EPA

O Reservatório de Los Angeles, na Califórnia, tem usado 96 milhões de ‘Shade Balls’ (ou bolas de sombra em tradução livre) como uma solução para o problema da água que está chegando cancerígena nas torneiras. A medida também está ajudando a combater a evaporação e excesso de cloro.

A água estava chegando contaminada durante o processo de filtração, pois o brometo (não-cancerígeno) vindo da água salgada reagia como o ozônio (não-cancerígeno) e produzia bromato (cancerígeno). Essa reação tinha como produto apenas três microgramas por litro de bromato, o que estava dentro das regulações permitidas de até 10 microgramas por litro. Porém, quando testaram essa mesma água no momento em que chegava às torneiras, foi encontrado dez vezes mais bromato. Com isso, foi possível perceber que entre a filtração e a torneira havia o reservatório aberto onde ocorria uma outra reação química. Quando a água chegava no reservatório aberto, o brometo e o cloro (usado para a purificação da água) em contato direto com os raios UV produziam ainda mais bromato do que quando se tinha o ozônio.

Gif: Reprodução/BBC

Com isso veio a ideia de usar as “Shade Balls”. Elas são bolas que se assemelham às de uma piscina de bolinhas, porém são pretas e  feitas de polietileno revestido com um material que bloqueia a passagem dos raios ultravioletas. Elas também são enchidas parcialmente com água para evitar que voem facilmente e parem nas estradas que passam perto do reservatório. 

As Shade Balls são pretas pois o pigmento preto é seguro para ficar em contato com água potável, dura mais de 10 anos e a melhor cor para bloquear os raios UV. Com isso, elas evitam a formação do bromato, a proliferação de algas (dispensando o uso abundante de Cloro) e a evaporação em excesso (como são enchidas predominantemente com ar elas conseguem manter a água menos quente).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s