No matter who you are: speak yourself

Texto por Melissa Alfinito

Você sabia que a ONU tem um projeto chamado Juventude 2030 que vincula mais de 1 bilhão de jovens à iniciativa de discutir problemas da sociedade e do mundo causados por conflitos globais? O principal objetivo dessa ação é oferecer à juventude que sofre com desastres naturais e conflitos armados uma garantia de educação de qualidade e empregos até o ano de 2030. Por isso, empoderar jovens, dando espaço para debater soluções, desvendando suas mentes brilhantes e inovadoras, pode mudar o mundo.

Eu conheço artistas muito famosos que participam desse movimento e eu tenho certeza que você também conhece. Em 2017, em parceria com a UNICEF, eles lançaram a campanha #ENDviolence para proteger crianças e jovens da violência no mundo atual e se tornaram embaixadores do projeto da ONU, Generation Unlimited, que está ligado ao “Juventude 2030”. Portanto, no final de 2018, na Assembleia Geral das Nações Unidas, eles discursaram em nome do seu próprio lema: “Speak Yourself”. Não importa quem você é, de onde você é, a cor da sua pele ou o seu gênero, apenas expresse aquilo que você sente, aquilo que você deseja, seja a mudança e faça ela acontecer.

A história da carreira desses artistas traz inúmeras mensagens de aceitação e reflexão sobre essência, sobre qual o seu papel no mundo e como a sua existência vale a pena, por mais que a vida pareça impossível. Ao retratar questões como depressão e a pressão escolar, eles dão voz a seus sentimentos, por meio de muitas críticas e linguagens poéticas, sabendo que todos que os ouvem também passam por momentos difíceis e pensam em desistir.  A ideia é mostrar que lutar pelos seus objetivos vale muito a pena.

Esses artistas iniciaram sua experiência na indústria musical de forma muito lenta. Alcançar o que eles tem hoje não foi fácil e ainda não é. Todo dia é uma constante luta por espaço e representatividade. Eles tinham muitos sonhos e objetivos fortes, mas buscaram realizá-los sem saber efetivamente como sair do zero, pois fazem parte de uma empresa que não tinha excelentes condições financeiras capazes de fazê-los crescer.

A maior parte dos profissionais do ramo não acreditava em seu potencial porque suas propostas sempre foram muito brutas e críticas com o sistema educacional e os padrões sociais. Viveram constantes pressões familiares, pessoais e da indústria e essa última exigia que eles fossem esculpidos dentro de um modelo que agradasse a sociedade sem afrontá-la ou chocá-la. Por isso, eles tiveram que construir seu próprio espaço e abrir um caminho para mostrar ao público seus ideais e expressar sua personalidade única dentro de ideologias tão tradicionais. Ainda assim, mesmo com os inúmeros obstáculos, eles não desistiram.

Apesar de pensarem em largar tudo e seguirem suas vidas de uma forma mais fácil, eles persistiram no sonho de crescer musicalmente e conquistar o mundo. Estabelecer metas e, juntos, trabalhar para alcançar o sonho era o que os fazia levantar todo dia de manhã, ensaiar, produzir e se preparar para mais um longo dia de dificuldades e pessoas os dizendo que não eram capazes.

Não só a insistência pessoal, mas também o amor e apoio dos fãs os fizeram construir essa história. Quem os acompanha sempre sofreu com o preconceito por gostar de algo diferente e tão único. Enfrentar essas críticas externas visando sempre a felicidade dos artistas e o sucesso deles fez os fãs vivenciarem a luta por espaço e expressão da mesma forma. Os dois andam de mãos dadas na busca pelo amor próprio, pelo reconhecimento e possibilidade de poder se expressar e, assim, se aceitar em meio a tanta diversidade e regras. Enquanto eles contam sua própria história buscando passar ao máximo a mensagem de que desistir nunca é a melhor saída, os fãs aprendem a lidar com seus próprios conflitos, inspirados e motivados pelo eterno esforço e paixão dos artistas pelo que amam fazer e por quem são.

Esses artistas formam o BTS, um grupo sul-coreano composto por sete garotos que começaram com sonhos pequenos, porém, fortes. Hoje lotam estádios imensos e constroem a cada dia sua história ao lado de milhões de pessoas que buscam, de jeitos diferentes, se expressar, se aceitar e se amar, a fim de mudar, o mínimo que seja, do mundo ao seu redor.

Grupo BTS

Se você se interessou pelo projeto e quer saber mais sobre a presença do BTS na Assembléia Geral da ONU assista esse vídeo:

Grupo BTS discursando na ONU

2 comentários em “No matter who you are: speak yourself”

Deixe um comentário